A vela  é uma paixão que nos muda a vida. Praticar e aprender vela a bordo num dos nossos Catamarans, é uma forma fácil de poder velejar na ria de Aveiro,  sem ter a necessidade  de comprar um barco á vela, acrescido do custo e trabalho envolvidos na sua manutenção. Caso seja um principiante, as nossas aulas de vela vão torná-lo num velejador com bastante autonomia, primeiro em ventos fracos e mais tarde em ventos mais fortes. A embarcação á vela tipo Catamaran, devido a ser  constituida por dois flutuadores, é fácil,  rápida com pouco vento,  pouco técnica e muito simples em termos de afinações.

Cada curso de vela na nossa escola é adaptado ao nível do aluno e á sua progressão nas aulas. As aulas de vela são muito personalizadas e normalmente com um monitor para um ou dois alunos, fazendo com que o aluno ganhe o máximo de autonomia em pouco tempo. Após o curso  básico de vela, o aluno poderá alugar um catamaran para velejar, sózinho ou com amigos, respeitando o limite de vento para este nível, usando o nosso  cartão de horas pré-pagas, ou pagando á medida de cada sessão.

 

 

 

 

 

Nível Experiência

Introdução ás técnicas básicas da vela e passeio de barco á vela pela ria de Aveiro.

- 1 pessoa  – 35 euros

- 2 pessoas – 25 euros/pessoa

- 3 pessoas – 20 euros/pessoa

 

Nível Básico

Noções elementares de vela, Montagem, Navegação acompanhada, Velejar até 12 nós de vento

 

 

Reforço de 4 horas em que o aluno poderá  navegar sózinho com total  supervisão do monitor



 

 

 

 

 

 Nível Avançado

Navegação em ventos superiores a 12 nós, transições rápidas, uso do harnés, desvirar

 

Reforço de 4 horas de aula em supervisão, em que o aluno pode escolher usá-las consuante a sua evolução


 

Fotos de aulas de vela na escola: 

 

Escola de vela | Sailing School Aveiro

Riactiva sailing school near Porto in Aveiro - Portugal

Passeio e aula de barco á vela na ria de Aveiro - Portugal

Escola de vela da riactiva - Aveiro Portugal

Riactiva sailing School

Saling lesson in Aveiro - Riactiva sailing School

Passeio de barco á vela Aveiro Porto Portugal

Sailing School in Aveiro, near Porto North of PortugalSailing holidays in Aveiro Porto Portugal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Acerca da vela (náutica)

Alguns termos técnicos náuticos básicos:

 

Escola de vela na ria de Aveiro - MareaçõesRiactiva - escola de vela Aveiro - PortugalEscola de Vela | Sailing School | UpwindEscola de Vela Aveiro - PortugalEscola de vela de lazer - Aula teorica

 

 

 

 

 

 

 As 5 maiores competições de vela do mundo

 

A vela é um dos desportos náuticos mais apaixonantes e apreciados em todo o mundo. A possibilidade de participar numa regata internacional é um dos maiores prémios que um velejador pode ambicionar e realizar durante a sua vida. Conheça as maiores e também as mais duras competições de vela do mundo e saiba as razões de serem tão desejadas e imponentes.

Existem várias competições de vela em todo o mundo. Das mais importantes, destacam-se as seguintes:

1. Volvo Ocean Race

A Volvo Ocean Race é a regata oceânica mais importante, mais antiga e mais conhecida do mundo. Trata-se de uma prova internacional com escalas em todos os continentes e é realizada de quatro em quatro anos.
O percurso da regata acaba por ser sempre muito idêntico, mudando apenas as cidades onde os veleiros fazem escala. A regata começa e acaba na Europa, dobra o cabo Horn e passa pelo Continente Africano, Asiático, Oceânia e Continente Americano.
Esta prova surgiu em 1972, graças ao patrocínio da Whitbread, que deu o nome à prova. A partir de 2001, a Volvo, fabricante sueco de veículos, passou a patrocinar a prova, dando origem ao nome atual da regata.

2. Taça América (America’s Cup)

A Taça América é conhecida como a America’s Cup e é uma das regatas mais famosas ao nível internacional. Trata-se de uma das competições mais prestigiantes na prática da vela e apresenta o troféu mais antigo do desporto internacional. O nome do troféu é uma homenagem ao iate vencedor da primeira edição, o America.
Nesta competição, um dos aspetos mais curiosos é que os veleiros com um comprimento de cerca de 23 metros e que respeitem as especificações definidas no Deed of Gift (documento que rege a regata que está depositado na Corte de Justiça da cidade de Nova Iorque) têm o direito de desafiar o iate/clube que detém a Taça. A Taça América é assim uma regata composta por uma série de duelos de iates e, atualmente, a melhor série de nove regatas determina o vencedor. Esta prova constitui um teste de fogo às capacidades, conhecimentos e habilidades de todos os velejadores e também á resistência das suas embarcações.

3. Campeonato do Mundo de Vela

O Campeonato do Mundo de Vela é uma competição mundial organizada pela Federação Internacional de Vela (ISAF) e disputa-se desde dezembro de 2008. Esta prova apresenta uma série de disputas em diferentes partes do mundo. Ao longo de uma época os atletas de vela competem entre si em regatas que contam para uma classificação final por classes. Quem somar menos pontos perdidos é o vencedor da respetiva classe.

4. Jogos Olímpicos de Vela

Os Jogos Olímpicos de Vela visam distinguir os melhores competidores mundiais de vela nas mais diversas classes masculinas, femininas ou mistas. A vela olímpica alberga quatro classes para homens (RS:X, Laser, 470, Star), quatro para mulheres (RS:X, Laser Radial, 470, Yngling) e três mistas (Finn, 49er, Tornado), totalizando 11 eventos.
Esta é a competição mais desejada por todos os atletas, na medida em que todos ambicionam estar presentes entre os melhores da sua classe e querem deixar a sua marca e o nome do seu país na história do desporto.

5. Vendée Globe


A Vendée Globe é uma regata única em todo o mundo. Um único tripulante tem a possibilidade de dar a volta ao mundo em vela e fica completamente isolado da civilização e em plena competição por mais de 100 dias. Trata-se de uma competição muito dura e exigente para todos os participantes, onde não são permitidas paragens ou escalas.
Os três cabos mais temidos do mundo fazem parte desta rota, nomeadamente: o Cabo Horn, na América do Sul; o Cabo da Boa Esperança, na África; e o Cabo Leewin, na Austrália. Esta regata realiza-se a cada 4 anos e a partida acontece no mês de novembro no porto de Sablles d’Olonne, na baía de Biscay, em França.

 

Acerca do Catamaran

Catamaran é a designação dada a uma embarcação com dois cascos ligados por um trampolim, com propulsão à vela ou motor, que se destaca por sua elevada estabilidade e velocidade em relação às embarcações monocasco.

Nasceu na Polinésia onde os nativos se deslocavam nestas embarcações. Hoje, o catamaran é utilizado não só como embarcação de recreio, mas também como veículo de competição.