Interpretar as Previsões Meteorológicas

O Windguru e o Windmeter são serviços online especializados em previsões meteorológicas, orientados para os amantes de windsurf e kitesurf, entre outros. As previsões são baseadas em modelos meteorológicos.

Velocidade do Vento – Medida 10 metros acima da superfície; apresenta-se em Nós (1 nó = 1,8 km/h). O mínimo aconselhável para o Windsurf ou Kitesurf é 11/12 nós.
Rajadas:
velocidade máxima atingida pelo vento (em rajadas).
Direcção do vento
– Apresentada através das setas.
Ondulação: Altura significativa da vaga em metros; representa a altura média (da crista à cava).
Periodo da Vaga: Periodo entre cristas em segundos.
Direcção da Vaga – Direcção das vagas dominantes.
Temperatura – Temperatura do ar medida 2 metros acima do solo.
Nebulosidade – Percentagem de nebulosidade alta / média / baixa.
Precipitação – Quantidade de chuva que poderá haver. Valores em milímetros.
Classificação Windguru – Escala de qualificação da velocidade do vento, sendo que a partir de 1 estrela geralmente consegue-se navegar e 3 estrelas é bom para riders avançados. Por vezes surgem estrelas azuis em vez das amarelas quando se espera tempo frio.

Previsões Windguru

Previsões Windfinder



Tempo Actual (Aveiro)

Nota: Estação em Aveiro – Não considerar os valores de vento.

Alguns Conselhos!

Condições razoáveis – Apenas para grandes velas, a partir de 7 metros e grandes asas, a partir de 12 metros.

Vento muito bom – Não deixes as tuas velas de 5 metros nem as asas de 9 metros em casa!

Soberbo! – É um crime ignorar um dia como este! No entanto, não é aconselhável a principiantes.
.

Marés na Riactiva

Sentidos das Correntes


Ventos e Bordos na Riactiva

O Spot onde se encontram as instalações da Riactiva, na margem oeste da Ria de Aveiro, permite praticamente a navegação com todos os ventos provenientes dos 4 quadrantes. A existência de um banco de areia a cerca de 400m em frente da Escola durante a baixa-mar proporciona as condições ideais de segurança para aprendizagem. Para os riders avançados é também possível fazer bordos de margem a margem a partir da nossa praia privativa, percorrendo cerca de 1 km entre margens com ventos Norte e Sul e até 5 km com ventos fortes de Oeste e Este.


Quadrante Norte

Condições verificadas sobretudo no Verão (Março a Outubro) – Vento predominantemente de NW, térmico (aumenta de intensidade durante a tarde). Superfície da água “choppy”. Indicado para iniciantes ou riders avançados.

Quadrante Este

Vento Onshore – Vento que predomina durante o período da manhã. Bom vento para riders avançados quando entra com bastante intensidade e bom para iniciação. Superfície da água lisa.


Quadrante Sul

Condições verificadas sobretudo no Inverno (Novembro a Fevereiro) – Vento predominantemente de Sul. Superfície da água “choppy”. Indicado para iniciantes ou riders avançados.

Quadrante Oeste

Vento Offshore – Diminui ao longo do dia. Bom vento para riders avançados quando entra com bastante intensidade mas desaconselhado para iniciados. Superfície da água lisa.

Classificação dos Ventos: A Escala de Beaufort

O Almirante da Real Marinha Britânica Sir Francis Beaufort, em 1805, organizou uma tabela de faixas de velocidade do vento, relacionando com os seus efeitos visíveis, criando assim a Tabela Beaufort, utilizada até hoje. Ela possibilita a todos, através da observação dos efeitos causados, determinar o valor relativo a esse vento, segundo a tabela seguinte: