A vela é uma paixão que nos muda a vida. Praticar e aprender vela a bordo num dos nossos Catamarans, é uma forma fácil de poder velejar na ria de Aveiro, sem ter a necessidade de comprar um barco á vela, acrescido do custo e trabalho envolvidos na sua manutenção. Caso seja um principiante, as nossas aulas de vela vão torná-lo num velejador com bastante autonomia, primeiro em ventos fracos e mais tarde em ventos mais fortes. A embarcação á vela tipo Catamaran, devido a ser constituida por dois flutuadores, é fácil, rápida com pouco vento, pouco técnica e muito simples em termos de afinações.
Cada curso de vela na nossa escola é adaptado ao nível do aluno e á sua progressão nas aulas. As aulas de vela são muito personalizadas e normalmente com um monitor para um ou dois alunos, fazendo com que o aluno ganhe o máximo de autonomia em pouco tempo. Após o curso básico de vela, o aluno poderá alugar um catamaran para velejar, sózinho ou com amigos, respeitando o limite de vento para este nível, usando o nosso cartão de horas pré-pagas, ou pagando á medida de cada sessão.
Nível Experiência
- Baptismo de vela / Experiência de Vela /Aula e Passeio de Catamaran á vela – 1 hora
Introdução ás técnicas básicas da vela e passeio de barco á vela pela ria de Aveiro.
- 1 pessoa – 35 euros
- 2 pessoas – 25 euros/pessoa
- 3 pessoas – 20 euros/pessoa
Nível Básico
- Curso Básico de Vela / Catamaran – 4 horas (2 aulas de 2 horas cada) – 120 euros
Noções elementares de vela, Montagem, Navegação acompanhada, Velejar até 12 nós de vento
- Curso Básico de Vela / Catamaran Completo – 8 hora - 180 euros
Reforço de 4 horas em que o aluno poderá navegar sózinho com total supervisão do monitor
Nível Avançado
- Curso Avançado de Vela / Catamaran - 4 horas – 140 euros
Navegação em ventos superiores a 12 nós, transições rápidas, uso do harnés, desvirar
- Curso Avançado de Vela / Catamaran Completo – 8 horas - 200 euros
Reforço de 4 horas de aula em supervisão, em que o aluno pode escolher usá-las consuante a sua evolução
Fotos de aulas de vela na escola:
Acerca da vela (náutica)
Alguns termos técnicos náuticos básicos:
- Adriças: Cabos usados para levantar ou içar as velas Boca: A parte lateral mais larga de uma embarcação á vela
- Bombordo: O lado esquerdo da embarcação quando se está olhando para a proa
- Estibordo: O lado direito da embarcação quando se está olhando para a proa
- Brandais: Cabos de aço estendidos lateralmente até o topo do mastro, que impedem o seu movimento para os lados
- Escotas: Cabos usados para controlar as velas. “Caçar” é puxar esses cabos trazendo a vela para a linha de centro do veleiro e “Folgar” é soltá-los, deixando a vela se afastar dessa linha de centro
- Genoa: Vela triangular usada na proa
- Leme: Um dispositivo com a forma de uma chapa, localizado na popa do barco e que serve para governá-la
- Mastreação: Conjunto de mastros, retrancas, estais, brandais e demais peças que suportam as velas
- Mastro: Perfil vertical que suporta as velas e a retranca Mestra ou Vela Grande: Vela principal montada no mastro maior Moitões: Conjunto de roldanas que servem para guiar cabos numa direção desejada ou para compor conjuntos para a redução de esforço
- Nó: Medida de velocidade da embarcação equivalente a uma milha náutica por hora ou 1,852 quilômetros por hora
- Pé: Medida equivalente a 12 polegadas ou 30,48 cm
- Popa: Parte de trás da embarcação
- Proa: Parte da frente de uma embarcação
- Quilha: Um peso sob a forma de uma barbatana, fixado na parte de baixo do casco do veleiro, que serve para impedir o abatimento lateral da embarcação e contribui para a sua estabilidade
-
Retranca: Perfil horizontal usado para prender e estender a esteira da vela grande
-
Spinnaker ou Balão: Vela de Proa muito leve e grande usada com ventos de popa até o través
As 5 maiores competições de vela do mundo
A vela é um dos desportos náuticos mais apaixonantes e apreciados em todo o mundo. A possibilidade de participar numa regata internacional é um dos maiores prémios que um velejador pode ambicionar e realizar durante a sua vida. Conheça as maiores e também as mais duras competições de vela do mundo e saiba as razões de serem tão desejadas e imponentes.
Existem várias competições de vela em todo o mundo. Das mais importantes, destacam-se as seguintes:
1. Volvo Ocean Race
A Volvo Ocean Race é a regata oceânica mais importante, mais antiga e mais conhecida do mundo. Trata-se de uma prova internacional com escalas em todos os continentes e é realizada de quatro em quatro anos.
O percurso da regata acaba por ser sempre muito idêntico, mudando apenas as cidades onde os veleiros fazem escala. A regata começa e acaba na Europa, dobra o cabo Horn e passa pelo Continente Africano, Asiático, Oceânia e Continente Americano.
Esta prova surgiu em 1972, graças ao patrocínio da Whitbread, que deu o nome à prova. A partir de 2001, a Volvo, fabricante sueco de veículos, passou a patrocinar a prova, dando origem ao nome atual da regata.
2. Taça América (America’s Cup)
A Taça América é conhecida como a America’s Cup e é uma das regatas mais famosas ao nível internacional. Trata-se de uma das competições mais prestigiantes na prática da vela e apresenta o troféu mais antigo do desporto internacional. O nome do troféu é uma homenagem ao iate vencedor da primeira edição, o America.
Nesta competição, um dos aspetos mais curiosos é que os veleiros com um comprimento de cerca de 23 metros e que respeitem as especificações definidas no Deed of Gift (documento que rege a regata que está depositado na Corte de Justiça da cidade de Nova Iorque) têm o direito de desafiar o iate/clube que detém a Taça. A Taça América é assim uma regata composta por uma série de duelos de iates e, atualmente, a melhor série de nove regatas determina o vencedor. Esta prova constitui um teste de fogo às capacidades, conhecimentos e habilidades de todos os velejadores e também á resistência das suas embarcações.
3. Campeonato do Mundo de Vela
O Campeonato do Mundo de Vela é uma competição mundial organizada pela Federação Internacional de Vela (ISAF) e disputa-se desde dezembro de 2008. Esta prova apresenta uma série de disputas em diferentes partes do mundo. Ao longo de uma época os atletas de vela competem entre si em regatas que contam para uma classificação final por classes. Quem somar menos pontos perdidos é o vencedor da respetiva classe.
4. Jogos Olímpicos de Vela
Os Jogos Olímpicos de Vela visam distinguir os melhores competidores mundiais de vela nas mais diversas classes masculinas, femininas ou mistas. A vela olímpica alberga quatro classes para homens (RS:X, Laser, 470, Star), quatro para mulheres (RS:X, Laser Radial, 470, Yngling) e três mistas (Finn, 49er, Tornado), totalizando 11 eventos.
Esta é a competição mais desejada por todos os atletas, na medida em que todos ambicionam estar presentes entre os melhores da sua classe e querem deixar a sua marca e o nome do seu país na história do desporto.
5. Vendée Globe
A Vendée Globe é uma regata única em todo o mundo. Um único tripulante tem a possibilidade de dar a volta ao mundo em vela e fica completamente isolado da civilização e em plena competição por mais de 100 dias. Trata-se de uma competição muito dura e exigente para todos os participantes, onde não são permitidas paragens ou escalas.
Os três cabos mais temidos do mundo fazem parte desta rota, nomeadamente: o Cabo Horn, na América do Sul; o Cabo da Boa Esperança, na África; e o Cabo Leewin, na Austrália. Esta regata realiza-se a cada 4 anos e a partida acontece no mês de novembro no porto de Sablles d’Olonne, na baía de Biscay, em França.
Acerca do Catamaran
Catamaran é a designação dada a uma embarcação com dois cascos ligados por um trampolim, com propulsão à vela ou motor, que se destaca por sua elevada estabilidade e velocidade em relação às embarcações monocasco.
Nasceu na Polinésia onde os nativos se deslocavam nestas embarcações. Hoje, o catamaran é utilizado não só como embarcação de recreio, mas também como veículo de competição.